Erro médico


Baseado no pensamento de Alexander Pope

“Errar é humano; perdoar, divino.”


18 respostas para “Erro médico”

  1. O problema do “erro médico” é a banalização do mesmo. Tudo que acontece na área de saúde é “erro médico”. Alguém injeta leite IV e é “erro médico”. Alguém injeta vaselina no lugar de soro fisiológico e é “erro médico”. Complicações inerentes às doenças e/ou precedimentos, que podem ocorrer mesmo que não haja imperícia,negligência ou imprudência, antes de serem averiguadas são o quê ? Adivinhem ? “Erro médico”. É um tema que dá audiência e a imprensa adora. A massa manipulável vai onda e adora generalizar sobre a classe médica em função desses episódios. A questão é : Quando é comprovada a inocência do médico, nenhuma linha.

    • Esses erros citados acima foram da enfermagem e a imprensa nem se deu ao trabalho de classificar os profissionais da categoria de acordo com a formação.

  2. Verdade. Banalização.
    “vou te processar” é banal.

    Certa vez um paciente me pediu para tirar o termo “cabeça do fêmur” de um documento, porque, veja você, ele achou “ofensivo e sujeito a processo”.
    Bem, eu mostrei para ele um atlas de anatomia radiológica e parece que resolveu.

  3. Fiquem tranquilos…quanto tem erro médico a única coisa que acontece é uma “sindicânciazinha” do hospital. Meu pai está morto graças a um panaca assim e até hoje nada aconteceu.

    • Valério, médicos erram também… Infelizmente ainda não conseguimos ser perfeitos! Um paciente que não quer correr o risco de cair num erro médico, deve tentar se curar sozinho, pois todo médico pode errar.
      E mais: vai ver nem foi erro! Pode ser que você seja um leigo total no assunto e nem tenha conseguido entender o que aconteceu. Sinto muito pelo seu pai.

  4. Acabei de atender uma paciente agora mesmo que perdeu a mãe e disse que foi erro médico! Esta processando a equipe de cirurgia do hospital. Ela disse que foi culpa de uma apendicectomia…detalhe: a mulher morreu de sepse 5 meses depois da cirurgia! Sempre assim, quem é leigo no assunto, pra achar desculpa sempre tem que por a culpa em alguém! Não entende de nada do assunto mas vira especialista na hora de culpar alguém que as vezes só tentou ajudar. E nunca pensa no tamanho do problema que pode causar para o profissional como gasto com defesa judicial e perda do prestígio profissional frente a sociedade. E tendo a justiça que temos no Brasil não digo nada se ainda não vai um preso injustamente.

  5. Detalhe: apendicectomia paga uns 100 reais para o médico, que pode perder muito mais que isso num processo e ainda a carreira, participando de um procedimento desses….onde esta a justiça nisso?

  6. O problema é que na hora da dor, que você perdeu um ente que amava, vai procurar alguém pra por a culpa realmente, e geralmente é sempre os médicos que entram nisso.
    As vezes nós fazemos do médico um “deus”, já que o cara manda muito bem! Afinal salva vidas, e isso é realmente divino.
    Esquecemos da parte humanas de vocês.
    ( Não, não sou estudante de humanas, faço Química)

  7. Um médico do PA do município, foi chamado de assassino pelos familiares de uma mulher que morreu em “suas mãos”. Sendo que esses familiares, irmã e sobrinha, são da área da saúde, não são totalmente leigas e poderiam entender melhor toda a situação. Só pra constar, a mulher morreu após presenciar um acidente de moto. Passou mal e foi levada ao PA. Ela era hipertensa e tinha problemas sérios do coração, não tomava nenhuma medicação e ainda era alcoólatra.
    Em muitas situações tudo poderia ser “evitado”. Médico não faz milagre. Sou dona do meu corpo e tenho que, eu, primeiramente eu, zelar pela minha saúde.

  8. Já cheguei a ficar mal falado no meu serviço pois “deixei morrer” uma senhora de 85 anos com mal de Alzheimer. Detalhe: trouxeram a mulher para o PS às 21h….chegou fria e com livores hipoestáticos….ela tinha morrido em casa há pelo menos 2 horas! Mas o neto, um rapaz de 25 anos, ordenhador de vacas, tinha certeza que foi erro do médico. Acho que nessas horas o melhor a fazer é ficar em silêncio!

  9. Engraçado q as pessoas q reclamam “médicos pensam q são deus”, são as mesmas q cobram a perfeição, q deve ser só de deus, ou nem dele…

  10. Caros colegas , nós estamos passanso por tempos difíceis ,e tempos cada mais difíceis estão a caminho , sempro lembro-me deste velho refrão: Se salvou porque Deus quiz ,porém se morreu o médico matou. Os advogados estão atentos para cada setor da Medicina, já existe até especialidade chamada de Direito Médico. A tendência é de aumentar os processos contra médicos e todos que trabalham com saúde.Muitas vezes nós pensamos que fizemos tudo certo e nada vai acontecer porque o seu paciente confia em voce e nunca vai te processar , porém qundo começa a se tratar de ações de 300 mil a Hum milhão de reais, as coisas passam a se reverter.
    Além do que ninguém esta preocupado se nós ganhamos os 35 reais em uma consulta e 100 reasis em uma cirurgia de apendice
    Desejo sorte a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *