.
Cartum em apoio ao médico Dr. Jeancarlo Cavalcante, presidente do CRM-RN, que numa louvável atitude registrou a precariedade das condições nas quais nós, médicos do Sistema Público de Saúde, somos obrigados a trabalhar. Para completar o absurdo, a Secretaria Estadual de Saúde estuda fazer uma representação contra ele junto ao CRM, como retaliação à sua denúncia… Só no Brasil mesmo pra essas coisas acontecerem… Vejam a reportagem:
.
Sigam o Dr. Jeancarlo Cavalcante no Twitter: @jeancarlofc
.
<< UPDATE >>
…E fiquei muito honrado com a minha charge ter virado camiseta da “Marcha do Fio de Aço!”
Uelma Medeiros e Lanna Maria na “Marcha do Fio de Aço!”
Presidente do CRM-RN, Dr. Jeancarlo Cavalcante
Senador Paulo Davim na Marcha do Fio de Aço
9 respostas para “Na falta do fio de aço…”
Faltam profissionais da saúde que sejam humanizados e que deem resolutividade para as necessidades dos usuários? Sim, faltam…
Faltam profissionais com competência técnica para trabalhar na saúde pública? Sim, faltam…
Faltam condições mínimas de trabalho para os profissionais de saúde? Sim, faltam…
Falta qualidade da administração pública para que o pouco que se tem seja bem aplicado e distribuído? Sim, falta…
Falta qualificação técnica para os gestores do SUS? Sim, falta…
Falta vergonha na cara para que gestores deixem de desviar recursos da maior pasta da administração pública? Sim, falta…
Mas, acima de tudo, o que falta é DINHEIRO para a saúde pública. Enquanto menos de 4% do PIB é destinado à Saúde (e olhe que essa é a maior pasta ministerial…), mais de 40% paga juros da dívida externa. Ou seja, o que é prioridade no Brasil? Saúde ou desenvolvimento econômico? A vida e a morte de seus cidadãos ou os valores capitalistas, em que os interesses dos poderosos banqueiros e donos de indústrias não podem ser contrariados para, assim, o país continue “no rumo certo do crescimento”? (Crescimento, então, só é crescimento se for o econômico…).
Enquanto o nosso SUS, tido como um dos melhores (?) sistemas públicos de saúde do mundo não for encarado com seriedade e atingir o gasto proporcional às suas responsabilidades (outros sistemas de saúde universais e integrais do mundo, como o da França e da Inglaterra, exigem gastos do PIB superiores a 12%…), nunca sairemos do papel. Qualquer outra medida é paliativa. O buraco é, definitivamente, mais embaixo.
Valores capitalistas que regem o mundo e que definem a nossa vida sem que notemos. Interesses de quem tem dinheiro que, na outra ponta da corda, mata quem não tem. E ainda tem gente que acredita que essa história de neoliberalismo, sociedade, opressor e oprimido é papo de professor barbudo e doidão das ciências humanas…
E o que a gente pode fazer pra mudar isso além de xingar muito no facebook?
Ah! A emenda 29, grande esperança dos sanitaristas no que se refere a recursos destinados à saúde, cujo projeto data do ano 2000 e fixaria a quantidade e o objeto dos gastos em saúde da união, estados e municípios a valores dignos, foi aprovada ano passado com tantas re-escrituras que acabou não trazendo nenhum dinheiro novo pra saúde, maquiando, apenas, os gastos que já existiam…
O fato é que o brasileiro só se preocupa com saúde pública quando precisa do sistema. Por isso, na hora de votar, nunca colocam saúde e educação públicas na balança.
DOCE ILUSÃO de quem acha que uma reforma tributária vai baixar imposto
DOCE ILUSÃO de quem protesta botando o palhaço
DOCE ILUSÃO donde, na política de um país, os mais “assiduos” no congresso são Romário, tiririca e outro que não me lembro nome…. ou seja menos de 1% do total (e você ai medico fazendo 36hs)
DOCE ILUSÃO botar a raposa a cuidar do galinheiro… embora que, tem bandido sendo muito melhor segurança em festas…..botam o visinho do tio do primo do médico para ser ministro da saúde (sic)
O BRASIL É UMA DOCE ILUSÃO
DOCE ILUSÃO de quem acha que uma reforma tributária vai baixar imposto
DOCE ILUSÃO de quem protesta botando o palhaço
DOCE ILUSÃO donde, na política de um país, os mais “assiduos” no congresso são Romário, tiririca e outro que não me lembro nome…. ou seja menos de 1% do total (e você ai medico fazendo 36hs)
DOCE ILUSÃO botar a raposa a cuidar do galinheiro… embora que, tem bandido sendo muito melhor segurança em festas…..botam o visinho do tio do primo do médico para ser ministro da saúde (sic)
O BRASIL É UMA DOCE ILUSÃO – Daqueles que não reclamam o uso IMEDIATO de todo o dinheiro da CPMF. dos que não fazem passeata PARA O REAL USO da verba da saúde.
TEM GREVE PARA SALÁRIO, PARA PROTESTO CONTRA CORRUPTO….. daí a polícia repreende veementemente, tá tudo lesionado, e não tem esparadrapo para peçar hematomas…….
Eu até não sei se isso não é uma tática para reduzir o número de acidentes, mortes e greves, visto que “não te machuques, ou estarás morto”
Enquanto esse Brasil nosso for de “gente que fala bonitinho” a saúde estará feia. “Escolher quem viver”, um absurdo frente a um país que quer ser democrático… uma realidade … para um país para quem só pensa em assistir ratinho, novela e BBB. Reality show da vida real?!?!
ah claro…. isso é mais “bonitinho” que um sus (inSUStentável), que gente morrendo por negligência de governos, enfim…..
o mundo DA DOCE ILUSÃO de fato é mais bonitinho
E enquanto isso, meu plano de saúde não é aceito. Porque? porque dos R$ 250 reais que me descontam todo mes, repassam 25 pro médico……
AAAAAAAAAh vida real…… como eu troco de canal!!!!?!?! (nenhum de nós – vida real)
Aqui, na minha cidade, até filmei uma vez que tinha um fio de aço, mas não era agulhado. A gambiarra usada foi usar uma agulha calibrosa para criar o túnel e passar o fio. Imagine a dificuldade técnica, principalmente após uma cirurgia na qual o paciente se encontra em estado tão delicado como o trauma torácico com ferimento cardíaco.
Espero que, se realizada mesmo a denúncia, o CRM seja firme e se posicione de maneira drástica contra essa diminuição da classe médica que a sociedade brasileira têm enfrentado ultimamente.
Não se isso é consequência direta do governo massificante do PT, mas o fato é que a partir do momento que você nivela as profissões seguindo o caminho da desvalorização, o tal abismo social que tanto afirmam combater só tenderá a aumentar.
Fex, a questão é a seguinte : Os caras querem fuder os médicos pois ainda é uma das poucas classes que tem força para questionar alguma coisa. É por isso que são coniventes com a abertura de escolas médicas de qualidade duvidosa. Com médicos pouco qualificados o que vai acontecer ? Mais erros. Com mais erros,o que o ocorre ? Descrença da sociedade na classe. Tudo isso que está acontecendo não é de graça. Fizeram isso com a classe de professores, que apanham em sala de aula e nada é feito.
Nossa!
Que tal grampeador, super bonder, ou bota um zíper. Daí se precisar fazer outra cirurgia, é só abrir.