O que não está na Bíblia


,

63 respostas para “O que não está na Bíblia”

  1. Desenho lindo. Eu já tinha imaginado uma cena assim. Embora, na maioria das vezes eu imagino o Divino Espírito Santo como um centurião romano. Seu site é ótimo, doutor.

  2. Pro pessoal que tá começando a entrar no site agora, o Dr. Solon costuma representar Deus como o Raulzito de auréola.

  3. Depois que uma famosa revista de esportes (futebol) estampou um jogador de futebol com penteado de calopsita crucificado, nenhuma blasfêmia me espanta mais.

    Já que você não se importa com o destino eterno da sua alma, tente ao menos salvar sua pele neste mundo e não faça o mesmo com a figura de Maomé, pois os islâmicos não fazem atos de desagravo, fazem assassinato e revolução.

    Oh! Coração Doloroso e Imaculado de Maria, transpassado de dor pelas injúrias com que os pecadores ultrajam vosso santo nome e vossas excelsas prerrogativas;
    Eis prostrado aos vossos pés vosso indigno filho, que, oprimido pelo peso das próprias culpas, vem arrependido com ânimo de reparar as injúrias que, à maneira de penetrantes setas dirigem contra vós os homens ousados e perversos.

    Desejo reparar com esse ato de amor e submissão que faço perante o vosso coração amantíssimo, todas as blasfêmias que proferem contra o vosso Augusto nome, todas as ofensas que fazem às vossas excelsas virtudes e todas as ingratidões com que os homens correspondem ao vosso maternal amor e inesgotável misericórdia.

    Aceitai, oh! Coração Imaculado, esta demonstração de meu fiel carinho e justo reconhecimento, com o firme propósito que faço de ser-vos fiel todos os dias de minha vida, de defender vossa honra quando a veja ultrajada e de propagar com entusiasmo vosso culto e vossas glórias.

    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

      • Seu comentário me lembrou o resultado de uma pesquisa que fizeram: 1/3 das pessoas que concluem a universidade não sabem ler e escrever textos no nível básico.

        • Então. Se nem textos básicos o povo tá sabendo ler, imagina textos complexos como o dos livros da Bíblia.

          E mais: se poucos são aptos a ler, ainda mais raros são os aptos a ensiná-lo.

  4. Renato o Felippe está corretíssimo… Antes de atirar pedras, analise a si mesmo. Quando fui evangélico li vários passagens que condenam terminantemente a oração a alguém que não Jesus e o próprio Deus. Você vai pro mesmo inferno que o cartunista então…

    • Não estou atirando pedras, apenas defendendo o Deus Uno e Trino (Pai e Filho e Espírito Santo) e a honra da Santíssima Virgem Maria, mãe de Deus.

      A análise de mim mesmo é algo muito bom, entretanto completamente alheio ao problema em questão.

      E a “leitura evangélica” é leitura nenhuma pois, além de fruto de uma heresia (protestantismo), é auto-contraditória, já que o princípio “sola scriptura” não consta nas Escrituras.

      • Pessoas como você são o motivo pelo qual muitos não se interessam em procurar a Deus. Falam muito, acham que sabem muito mas não vivem. Se te ofendeu a charge…sai fora. Agora vai começar a chamar os evangélicos de heréges? Vai ofendê-los? Não é a mesma coisa que o autor do blog fez? Te ofendeu?

        E só pra constar, se não fosse pela “heresia” da revolta protestante você ainda estaria ouvindo missas em latim, comprando pedaços da cruz original ou talvez um dos milhares de crânios de João Batista! Pelo menos a salvação seria muito mais fácil…era só comprar umas idulgências de vez em quando….Mas nem esquenta com essa revolta não, que muitos dos “heréges” queimaram, foram torturados e mortos! Agradeça ao “coração doloroso e imaculado” por isso!

        • Fernando, o único procedimento de quem não tem argumento é ficar mudando de assunto e fazendo acusações sem fundamento para disfarçar o próprio vexame.

          O mais divertido é ver a hipocrisia de vocês fingindo defender os “evangélicos” para atacar Deus e a Igreja.

          • Eu fico pensando em quais seriam estas tais acusações sem fundamentos que o amigo disse…
            Até onde vai meu entendimento sobre história tudo o Fernando disse aconteceu DE VERDADE, a igreja errou e não adianta ficar tentando esconder isto.
            Infelismente a religião nos é ensinada por HOMENS e é propagada por HOMENS os quais erram. Agora a diferença entre o religioso para o fanático se dá em atitudes como esta sua.

      • Peraí, me perdi….Virgem Maria, Mãe de Deus???
        Mas ela não é mais virgem faz tempo…e o filho não era Jesus??
        Cada um acredita no que quer…Não adianta querer empurrar o que tu acha certo!
        Se não gostou, ok. Mas não vem querer dar lição e dizer que só tu está certo.
        Tire a sua “viseira” e começa a olhar para os lados. A vida é MUITO mais do que religião.

        • Bela observação… os bitolados vao atras dos dogmas sem raciocinar. Sou cristão mas procuro pensar tb. Como o Cristo ia nascer humano sem ter uma concepçao (relaçao sexual) humana??? Se fosse tao especial, o bebe se materializaria prontinho ja. E o pessoal reza a “ave maria” sem nem pensar “santa maria mae de DEUS”… DEUS nao… de Jesus,.. mas saem rezando na decoreba mesmo.. sem pensar no que falam. e a historia vai longe…. bem longe

          • Jesus faz parte da Trindade santa que é “Pai, Filho e Espirito Santo”
            Logo ele também é Deus

          • Por isso saí do catolicismo… cheio de misterios… nenhuma explicaçao. Esse papo de santissima trindade nao cola

          • Cara, em toda religião você vai ver algo bissarro.
            Para mim é perfeitamente aceitavel a trindade santa, assim como para o indiano é totalmente aceitavel terem arrancado a cabeça de ganesha e colocado uma de elefante no lugar, ou então para o judeu que tem que cortar o prepucio, ou mesmo para o Assatru que faz seus cultos aos espiritos da floresta…
            Sem dizer aquela história que o primeiro dos deuses nórdicos nasceu de um bloco de gelo o qual uma vaca lambia…

            Você tem que lembrar que fé é acreditar naquilo que não é natural. Longe de estar querendo te fazer acreditar em algo, mas apenas mostrar que toda religião ou seita tem seus “mistérios” não explicados, não apenas o cristianismo.

  5. É… meu irmão caçula me atentou, quando ele estava no 2º grau, para o recrudescimento da sociedade e o retorno ao fundamentalismo religioso. Ele previu isso antes do 11 de Setembro, mas eu sempre associei esse fundamentalismo que ele falava somente ao talibã. Eu estava errado… sob os clamores de respeito à religião e proteção à fé, se limita o mais básico dos direitos democráticos – a liberdade de expressão – e se deseja impor aos outros as crenças que deveriam ser íntimas de cada um.

    Parece que para certas pessoas, ao deparar com algo que não concordem, não basta mudar o canal, guardar o livro ou fechar a janela do navegador. Pessoas assim têm que gritar, xingar, deixar claro que aquela opinião contrária é errada sem argumentar o porquê, e, como os cruzados ou os terroristas, forçar uma unanimidade com base na intimidação e na ameaça.

    O religioso poderia ignorar a charge, se não gostasse. Poderia até mesmo não mais frequentar o site se quisesse… mas não! Vem tecendo a mesma ladainha sobre inferno, agonia eterna, deuses, elfos, e outras crendices.

    Acho que é por isso que eu não conseguiria ter um blog, o Solon, além do talento inegável e de ter realmente algo interessante a dizer, tem muito mais classe que eu ao levar a sério quem baseia suas validações morais na Bíblia, no Corão, em Senhor dos anéis ou Harry Potter… eu já teria pedido à pessoa que frequentasse algo mais próximo das suas crenças pessoais, como um blog sobre Nárnia.

    No mais, engraçado como a imagem bem humorada de uma passagem bíblica real gera tantos protestos de seguidores de um deus antropomórfico e cheio de sentimentos e anseios humanos, iguais aos da própria charge.

    • Prezado Gescelio, agradeço pelas calúnias a meu respeito.

      De resto, seu comentário não seria digno de nota, de tão miserável que é, mas ao menos para uma coisa ele serve: mostrar como a “liberdade de expressão” é usada cinicamente. Quer dizer então que um lado pode se expressar livremente e o outro tem que ficar bem quietinho, pois são “crenças que deveriam ser íntimas de cada um”? Bela liberdade essa!

    • Obrigado pelas palavras, Gescelio!
      Um detalhe importante que você mencionou foi “imagem bem humorada de uma passagem bíblica real”, pois é exatamente isso…
      O que eu Desenhei?
      DEUS, o Espírito Santo, saindo da casa da Virgem Maria após a concepção de Jesus. A história não é essa?
      …Também não entendo como conseguiram ver algo tão satânico e infernal num cartum tão besta! kkkkk…
      Estressa não, cara! Obrigado!
      Abraço!

      • Calma, doutor, não se empolgue, para ser “tão satânico e infernal” precisa atolar bem mais na lama. Disse que é uma blasfêmia, e de fato o é, por mais que o senhor se faça de sonso.

      • Também nunca entendi essa demonização do sexo.

        E daí se Maria transou, se Jesus transou, etc? Isso tira deles sua importância? A mensagem é importante porque um cara que anda sobre a água falou, ou porque ela é importante per se?

        Blasfêmia só é blasfêmia se o ofensor que a cometeu crê naquilo que ele esta conspurcando. Para o resto da população, é apenas uma mensagem como qualquer outra.

        Gescelio, fazia muito tempo que eu não lia uma opinião tão bem estruturada e sensata como a sua (e a do seu irmão caçula) na internet.

        • Fex, se alguém fizesse uma charge em que sua mãe é retratada como uma adúltera, você não iria dar a mínima, não é? Afinal seria uma “satanização do sexo”…

          • Eu escrevi uma resposta bem grande, mas apaguei. Vou te dizer só o seguinte: não, não estaria nem aí.

            Primeiro, porque entendo o conceito de humor.

            Segundo, porque todo mundo tem direito a ter opinião e a expressá-la. Se alguma coisa aqui me incomodar, eu simplesmente não voltarei mais.

            Terceiro, porque não cabe a mim julgar o que minha mãe faz ou deixa de fazer.

            Quarto, porque o comportamento sexual da minha mãe não me diz respeito.

            Isso tudo ignorando o fato do quão pobre é essa sua analogia, uma vez que minha mãe é uma pessoa, não uma entidade sobrenatural na qual creio. Além disso, não quero impô-la como a mãe de toda a população da Terra, basta que seja uma ótima mãe pra mim e pra minha irmã que tá de bom tamanho.

    • Engraçado que, quando se trata de “humor religioso”, toda reação contrária é tida como fundamentalismo.

      É muito fácil apelar para a indiferença quando se trata de religião, mas a mesma postura não é exigida quando o assunto é outro. Duvido que a mesma postura de indiferença fosse exigida aos negros se o humor fosse racista, por exemplo.

      A impressão que fica é que, na lógica do sujeito, o humor só é aceitável com relação aos assuntos que ele mesmo não gosta, desdenha ou simplesmente detesta.

      • Não é assim, o humor racista dirige-se ao negro, o humor homofóbico dirige-se ao homossexual, no entanto, o humor satirizando a religião é dirigido à religião, não aos religiosos. Essa é a diferença fundamental que você não considerou na sua argumentação. Até porque existe uma diferença entre esta charge e uma charge dizendo que religiosos são burros, a segunda sim seria uma ofensa.

        • O humor racista dirige-se não somente a um único indivíduo de raça negra; mas a todos os que, em maior ou menor grau, possuem traços da raça. Assim, o humor racista ofende, em última instância, à raça negra como um grupo.

          Da mesma forma, o humor religioso não atinge um único indivíduo que pratique uma religião. Ofende a todos os que partilham a crença – seja ela certa, errada, plausível ou absurda. Piadas contra a religião são piadas contra os reliosos porque ofendem religiosos da mesma forma que piadas racistas ofendem pessoas da raça em questão.

  6. BLASFÊMIA!! Acho que é por isso que eu achei mais engraçado que as outras tirinhas. Adoro charges com blasfêmia no meio porque irritam os fundamentalistas e eles vem comentar baboseiras, aumentando mais ainda a graça da situação toda =)

      • Pela sua lógica eu sou um blasfemador, o que, considerando que o Brasil é um Estado laico, não é crime como a homofobia. Não tem nada de errado com blasfemar, até porque isso é algo tão subjetivo…

        • Crime, de fato, não é. Mas zombar da fé alheia é tão respeitoso quanto fazer piada com homossexuais, índios, deficientes, etc.

          • Por favor, leia meu comentário que está um pouco abaixo que explica porque piadas religiosas não se encaixam nessa definição.

  7. E mais… não basta ser só fundamentalista, tem que ser também idiota!!!! Estamos diante de um prato cheio!

  8. Legal é que o povo, independente de qual seja o assunto, não sabe a diferença entre piada e ofensa.

  9. Não só islâmicos fazem “assassinato e revolução”… as “guerras santas” nunca foram feitas por ateus, agnósticos, ou qq ser não religioso.

    Quando é que vão registrar termos como hereges e blasfêmos como ofensas pessoais e teremos algo como a criminalização de “ataques fanático-religiosos” incluindo esse tipo de trollagem na net. O artigo da liberdade de expressão vêm seguido pela responsabilidades Pena que tenho tanta esperança nisso quanto na obediência à lei do estado laico e na punição por se misturar religião e política, desde as campanhas aos projetos.

    O artigo 5º tem vários incisos que dialógam com o da liberdade de expressão
    “IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
    VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
    X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”

    Chamar alguém de blasfêmo e herege é violar a honra e a imagem dessa pessoa, ao se fazer isso e dizer que “pode porque é “a verdade” de acordo com sua religião” está à invocando para eximir-se da obrigação legal de respeitar o direito desse alguém à não ter sua honra e imagem violada.

    Liberdade de expressão não é falta de responsabilidade pelas consequências de suas palavras…

    • “as “guerras santas” nunca foram feitas por ateus, agnósticos, ou qq ser não religioso.”

      Porque é tudo cuzão! 🙂

  10. Doutor, como sempre mandando bem com seu humor ácido.
    Atingiu uma grande vertente de puritanos.

    Curto seus traços e dou muita risada nos comentários (saudades do Aster…)

    Fex, manda bem sempre nas respostas também.

  11. Concordo plenamente com Felipe, neste último post dele. Sou ateu, mas acredito que qualquer piada sobre qualquer religião ou seita ofende os seus seguidores. Realmente é muto lindo e perfeito esse argumento que demonstra bem o estado laico, que fala sobre a “liberdade de expressão”, mas na prática, sabemos nós, que tudo isso é bem diferente.
    A charge ficou ótima, engraçada…Mas não deixa de ser um desrespeito a milhões de católicos deste país.

  12. Ofender o Cristianismo hoje é o passatempo favorito de hipsters ateus covardes. É como a criança que ofende o pai ou a mãe molenga pq sabe que não vai levar palmadas em retribuição. E realmente, o tempo das inquisições passou. O Cristão é tolerante com idiotas que atacam a troco de nada.

    Doutor, se você é realmente corajoso e “descolado”, desenhe algo fazendo chacota dos judeus ou dos muçulmanos. Eu o desafio. No primeiro caso será processado(talvez até preso), no segundo será assassinado ou pelo menos levará uma bela duma surra. Faça isso e terá meu respeito. Até lá, serei obrigado a considerar você um boiola de cu doce que acha graça em ofender a fé de seus ancestrais de maneira tão baixa e a troco de absolutamente nada.

    • Sergio, não tenho o menor interesse em ter o seu respeito… Também não me incomodo que me ache boiola de cu doce e coisa e tals. A verdade é que dou risada de pessoas como você. 🙂

      • Dá risada mesmo. Essa é a marca da pessoa bagaceira e covarde: ela não respeita as crenças alheias quando se sente protegida e tolerada.

        Quer pagar de revoltadinho ateu? Desenha um Maomé dando a bunda que eu quero ver. Ou tem medo?

          • Ora bolas, é só desenhar um Maomé! Esse é o problema dos misantropos revoltados de hoje em dia: eles são muito seletivos no que fazem e só pegam a moleza. E ainda fazem pose e tem sempre idiota batendo palma.

            E convenhamos doutor, atualmente é fácil falar merda sobre o Cristianismo. É até mesmo politicamente correto. Até professor de colégio faz isso. Se quer fazer polêmica mesmo faça charges sobre gays, piadas racistas, negação do holocausto, chacota com muçulmanos, e etc.

            Considere isso uma crítica construtiva.

      • Não sei o que esse cara ta falando, quando você fez aquela piada com os ateus, ninguém veio reclamar dizendo que estava nos ofendendo, tá que sempre tem aquele ateu radical que acha que tudo é motivo de discussão, mas esse cara ai é muito intolerante, mostra o quão cegos eles são, apenas um desenho mostrando a bíblia sendo interpretada ao pé da letra e eles já caem matando. Povo ignorante esse.

  13. Se existe algum site de qualquer assunto que não me agrade, eu não perco meu tempo o acessando para criticar…eu simplesmente não visito…
    Manda o retardado do Sérgio pagar dízimo e não entrar mais aqui…

  14. Cara, esse tipo de brincadeira é completamente desnecessária. Isso é crime. Venho, falar-lhe respeitosamente sem a intenção de ofender seus princípios ou qualquer coisa em que acredite ou deixe de acreditar. Mas você não precisa ofender a crença, dos outros. Ateu que é ateu, não se interessa em fazer chacota da religião do outro. Ele nem se importa com isso. Isso é uma tentativa desesperada de tentar se afirmar fazendo brincadeiras idiotas a partir do que o outro crê, porque não consegue se afirmar sozinho. Por meio deste comentário, tento defender a minha amada Igreja Católica Apostólica Romana das críticas estúpidas e sem embasamento qualquer na realidade que possam vir contra ela.

    • Me mostre a lei que criminaliza isso…
      Sou católico também e não me ofendo com nenhuma piada do tipo exatamente porque se trata de uma PIADA. Se você não gosta de piadas do gênero, simplesmente não as leia…

      • Então, simplesmente é um mau católico. Porque sendo um, é seu dever proteger a sua igreja. Simples assim.
        E a lei, se queres saber está claramente redigida no artigo 5º inciso VI da Constituição Brasileira de 89,trecho este, transcrito agora:
        “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”

        Portanto, meu caro, posso reafirmar, que a tirinha supracitada se trata de um crime dos mais hediondos, conforme a legislação vigente no Brasil.

        • Ué, desde quando piada impede alguém de praticar alguma religião? Acho que nessa tal de constituição também tem algo sobre liberdade de expressão, pelo que eu me lembro.

          • Tenho certeza que não leu corretamente o trecho da constituição, que repito novamente:” a proteção aos locais de culto, e suas liturgias.” Portanto, essa “liberdade de expressão, tornou-se crime, a partir do momento em que ela caluniou a crença cristã.

        • Nunca vi tanta baboseira, leis sendo cuspidas por uma pessoa que provavelmente nem entende mesmo. Pelo menos valeu a gracejo. O da tirinha e o do comentário da “cientista” aí. kkkk

  15. Conheci seu blog hoje. Adorei e voltarei sempre. Esse seu deus com cara de Raul Seixas tá demais. 🙂

  16. Jesus pode nascer de uma mãe virgem, mas as criancinhas do amazonas não podem ser filhas do Boto? Quanta hipocrisia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *