Típicos usuários do Pronto-socorro


Tira das antigas… Redesenhada.

,

5 respostas para “Típicos usuários do Pronto-socorro”

  1. Doentes= 10%
    Pacientes= 80%
    Clientes= 10%

    Fato= Serviço de urgência foi descaracterizado há muito tempo no Brasil. Plantão médico seria o médico estar em prontidão para atender casos graves ou que precisassem de intervenção imediata. Os médicos dançaram porque, até por questão humanitária, começaram a atender resfriados e dermatoses nas urgências mas esqueceram que estão num país onde o povo é imaturo. Isso levou a população a achar que o médico de plantão deve ser obrigado a atender qualquer caso ambulatorial que chegue. E ainda acham ruim quando a consulta do paciente “grave”, com tosse crônica, é rápida!!!

  2. Como estudante de medicina, eu vejo os dois lados.
    Tanto pacientes que abusam, quanto médicos que acham que só paciente morrendo que deviam estar na emergência.

    Muitas vezes fui para Urgência por estar com infecção urinária super sintomática, precisando da receita de antibiótico e colher a urinocultura…
    Mas já tive que ouvir de médico que meu lugar não era ali, que devia marcar consulta. Certamente, ele achava que eu podia esperar 15 dias (média que você consegue marcar uma consulta na rede particular) e esperar que virasse uma pielonefrite pra ficar realmente “caso de emergência”. =/

    • Yasmim, permita-me fazer algumas considerações:
      1) Não atendê-la realmente seria um exagero.
      2) O serviço de urgência deve iniciar o tratamento mas o doente deve seguir com seu médico. Se a consulta demora 15 dias isso não é problema do médico da urgência.
      3)A reclamação da maioria dos colegas não é de casos como o seu. É do excesso de afecções de pele, tosses crônicas, queixas vagas. Mais uma vez :O médico da urgência não tem culpa se o sistema é um lixo. O problema dele atender esses ambulatórios, mesmo que por cortesia, faz nosso povo subdesenvolvido achar que o médico da urgência deve ser obrigado a atender tais casos.

      • Ah, não acho que ele estava dizendo isso…
        Só estava exemplificando um caso que aconteceu comigo.
        Realmente o seguimento é ambulatorial, como eu faço (até porque o quadro é de repetição), mas eu passei por uma situação triste, que tive os sintomas no final de semana e fui atrás de uma emergência para iniciar o tratamento… e tive que ouvir isso de uma médica que me encheu de soro IV sem necessidade nenhuma também (acho que ela achou que era algum tipo de castigo).

        Isso não é o comum também, é só um caso para ilustrar que as vezes o paciente sofre também. =/ E olha que sou uma paciente exemplar, espero horas e horas sem dar um pio porque sei como é o outro lado.

        Já fiz estágio em emergência e sei como é… aparece uns quadros super crônicos que meu deus…
        Entendo que acabe desgastando o médico, mas nunca devemos esquecer que um dia vamos ser pacientes também.

        Foi muito triste, eu tava com dor e a cada 5 minutos eu ia pro banheiro e a médica me fez ficar 1 hora tomando soro IV nessas condições até me passar o antibiótico. =/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *