.
Você valoriza o médico?
Valoriza a medicina como profissão?
Você acha que a medicina precisa de mais iniciativas em sua defesa?
Acha que a classe médica precisa de voz ativa e acessível à população?
Você acha que a classe é acomodada quando se trata em exigir respeito e o cumprimento dos seus direitos?
.
Agora a pergunta final: VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE???
.
…Eu estou fazendo a minha, e você também pode fazer a sua, divulgando e ajudando a manter o “Meus Nervos!” Clique no logo do PATREON e colabore!
.
Após terminar o curso de medicina em 2007, em poucos meses vi toda a minha alegria e empogação se transformarem em uma enorme frustração… Não com a profissão em si, mas com o descaso e a desvalorização que o médico sofre neste país. Empregos sem contrato, sem garantias, sem estabilidade, sem cumprimento de leis trabalhistas, com remuneração vergonhosa, condições insalubres de trabalho, desrespeito e difamação por parte dos clientes, governo e da mídia, e uma grande infinidade de outros problemas.
Eu sentia uma necessidade enorme de dar voz à nossa classe e de sair em sua defesa, até que, em 2011, tive a ideia de usar minha arte para este fim. Criei o “Meus Nervos” unindo humor ácido e crítico a tiras e cartuns, formando uma combinação perfeita, servindo como entretenimento e desabafo para milhares de médicos, ganhando alcance considerável até mesmo fora do meio.
Há 04 anos o blog fornece conteúdo inédito para a internet, DE FORMA GRATUITA, praticamente sem publicidade, programas de afiliados ou qualquer coisa do tipo. Tentei obter retorno financeiro com esses artifícios, mas o visual, a navegação e o conteúdo do blog acabaram comprometidos quanto a qualidade, sem mencionar a mixaria que se propunham a pagar…
O blog sempre deu mais prejuízo do que lucro, mas a paixão pela arte e pela medicina, associadas ao incentivo dos seguidores e à relevância que ganhou na internet e em outras mídias, fez com que ele fosse crescendo, amadurecendo e se reinventando… As tiras começaram a aparecer em outros blogs, a serem usadas em palestras, aulas, revistas, camisetas, livros, etc! Tudo issso é muito gratificante para o artista, mas não é tudo…
Em 2014 iniciei minha residência médica de Anestesiologia: Sessenta horas semanais presenciais, mais outras tantas horas consumidas com estudo, e ainda tendo que trabalhar por fora para poder me manter. O “Meus Nervos” acabou ficando em terceiro plano, e hoje está praticamente morto devido à minha falta de tempo.
Foi aí que surgiu uma luz no fim do túnel; o PATREON! A colaboração dos seguidores poderia converter algumas da minhas horas de plantão, em horas de desenho! Dependendo da renda que me proporcionasse, eu poderei chegar ao ponto de fazer uma tira ou mais por semana, bem como posts com textos, carta do leitor, etc… Encarei uma empreitada de dois meses para conseguir colaboradores, oferecendo avatares e recompensas diversas, mas embora tenha conseguido quantidade razoável de colaboradores, não foi o suficiente para atingir a meta.
Agora o blog continua, mas num rítmo mais lento que o de costume, e com alguma restrição de conteúdo: Apenas colaboradores terão acesso a todas as tiras, o conteúdo não estará mais acessível o tempo todo, e o uso das tiras e cartuns não está mais liberado para qualquer finalidade sem autorização prévia.
Já trabalhei muito pela medicina e pela classe médica. Acho que é hora de receber algum retorno e apoio. Não creio que $2,00 (colaboração mínima) pesem tanto no orçamento dos doutores deste país! Se você curte o blog e acha que a minha arte merece a colaboração, chegou a hora de ajudar! Conto com o apoio e com a compreensão de vocês!
Muito obrigado!
Solon Maia.
Se você não conhece o blog, veja algumas tiras que ilustram bem a nossa luta! Logo em seguida, alguns exemplos da penetrância do blog na mídia…